80 Anos da Federação de Andebol de Portugal
80 Anos da Federação de Andebol de Portugal
06 - 05 - 2019  |   Andebol   |  by Sports Partner

80 Anos de História

Foi no passado dia 1 de Maio de 2019 que a Federação de Andebol de Portugal celebrou o seu octagésimo aniversário. 80 anos de federação, que conta nos dias de hoje com mais de 50.000 agentes e atletas, onze seleções nacionais que representam orgulhosamente o país pelo mundo fora. O trabalho elaborado pela federação tem vindo a enaltecer cada vez mais a modalidade – sendo a terceira mais praticada no país – atraindo cada vez mais público e audiência.

“Paixão, organização e ambição têm sido palavras chave para o nosso caminho de sucesso. Paixão, porque só assim se consegue dar sempre mais do que era esperado, e foi o que aconteceu ao longo dos anos; organização, porque os tempos assim o foram exigindo e são o caminho certo e ambição porque é o que nos une a todos para atingir os objetivos pretendidos.”  – Miguel Laranjeiro – Presidente da Federação de Andebol de Portugal  

História

O primeiro contacto em Portugal com a modalidade está diretamente ligado à publicação de Novembro de 1929, por Armando Tschopp (desportista suiço) no já extinto jornal de desporto Sports, onde o mesmo descreve as regras da modalidade.

Nesse mesmo ano começa a ser praticada a modalidade de andebol na cidade do Porto, tendo sido a apresentação oficial num jogo dois anos mais tarde, a 31 de Janeiro de 1931, também na cidade invicta. É no decorrer de alguns meses que é fundada a Associação de Andebol de Lisboa e, um ano mais tarde em 1932, a Associação de Andebol do Porto.

“Divulgadas as regras e desenvolvidos os passos iniciais, as associações de Lisboa e Porto organizam as primeiras competições oficiais no ano de 1932, ainda na variante de onze, já que o andebol de sete só apareceria bastante mais tarde (1949). Para a história ficam, ainda, a realização do I Porto-Lisboa (Junho de 1934) e a entrada da FPA como estado fundador de Federação Internacional de Andebol (IHF), em 1946.”  – in fpa.pt

No decorrer do tempo e por iniciativa das associações de andebol de Lisboa, Porto e Coimbra, é fundada a Federação Portuguesa de Andebol actualmente Federação de Andebol de Portugal a 1 de maio de 1939.

Parceiros de Sucesso

É com muito orgulho que a Sports Partner celebra, juntamente da Federação de Andebol de Portugal, o seu octagésimo aniversário. Contamos já com mais de 10 anos de parceria, sendo que o caminho de sucesso traçado pela Federação de Andebol de Portugal, motiva-nos todos os dias a fazer mais e melhor pela modalidade. Provamo-lo diariamente através da divulgação de qualidade, do conforto e da inovação no que de melhor fazemos – pavimentos e equipamentos desportivos para esta grande modalidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Escreva aqui o seu comentário... *
Nome completo *
E-mail *
Website
Também pode pesquisar por:
Modalidade / Produto / Referência