Corfebol – Um desporto em expansão
Corfebol – Um desporto em expansão
08 - 08 - 2019  |   Actualidades   |  by Marco Teixeira

Corfebol ou Korfbal

Corfebol,  ou Korfbal, em holandês, é um desporto  coletivo misto e destaca-se de todos os outros por ser obrigatoriamente composto por 4 homens e 4 mulheres. A semântica da palavra advém de Korf que significa cesto em  holandês. Desporto idêntico ao basquetebol no que toca ao método de marcação de pontos, diferencia-se nas suas regras, na composição das equipas e no método de jogo. O desporto teve origem na Holanda e foi fortemente disseminado neste país e na Bélgica.

As principais características do Corfebol são:

  • Desporto jogado com as mãos;
  • Campo retangular;
  • Contacto físico regulado;
  • O objetivo é colocar a bola no cesto;
  • Equipas mistas;

É proibido:

  • Tocar a bola com o joelho, pés ou joelhos;
  • Bater a bola com o punho;
  • Tirar a bola das mãos do adversário;
  • Lançar a bola de uma posição defensiva;

O Corfebol é, acima de tudo, um desporto inovador, que pode ser praticado por qualquer pessoa. Assim, não só dissemina a variedade tipológica de cada atleta como envolve ambos os géneros, enaltecendo a igualdade de estes e o espírito de equipa geral.

História do Corfebol

O corfebol foi inventado e desenvolvido na Holanda por um professor de Educação Física de seu nome Nico Broekhuysen em 1902. A base do desporto inventado por Nico foi o Ringball, um desporto que também tem grandes similaridades com o basquetebol e com o qual o professor teve contacto na Suécia, durante uma viagem de verão.

Brokhuysen teve como objetivo expandir o desporto nas escolas holandesas de modo a combater a deliquência juvenil. Isto porque, no início do século XX , a Holanda ainda vivia os efeitos da Revolução Industrial, o que obrigava os adultos a trabalhar 12 a 14 horas por dia. Consequentemente,  as crianças ficavam sujeitas a muito tempo livre e ao abandono.

Deste modo, o corfebol nasceu com as dinâmicas de  integração e cooperação social, dois pilares essenciais no desporto em geral.

Desde a sua origem, o corfebol foi conquistando adeptos mas foi só em 1920 que se expandiu além fronteiras, na Bélgica.

Dado ao forte índice de aceitação, o desporto tem-se vindo a expandir  até aos dias de hoje um pouco por todo o mundo e conta com cerca de 200 mil praticantes entre eles atletas profissionais e amadores. Principalmente na Holanda o país que viu nascer, mas mundialmente contabilizam-se  200 mil praticantes, atletas profissionais e amadores.

 

Corfebol em Portugal

O primeiro contacto que se tem com o Corfebol é em 1982, em Lamego, ao abrigo de um curso sobre “Jogos Populares e Desportivos tradicionais”.

Foram 3 anos mais tarde, em 1985, no ISEF de Lisboa – agora Faculdade de Motricidade Humana -,  que foi realizada a primeira ação de formação sobre o desporto. Esta importante ação de formação orientada e conduzida pela Federação Internacional de Corfebol (IKF) motivou a criação do primeiro núcleo de Corfebol entre alunos e professores do ISEF.

Alguns factos históricos importantes no percurso do Corfebol em Portugal passam por:

  • 1986 – Ano em que Portugal participa pela primeira vez no torneio de Tilburg, na Holanda;
  • 1986 – Nasce em Sassoeiros (Cascais) a secção de Corfebol do Clube de Futebol Sassoeiros;
  • 1987 – Seleção Nacional participa no 3º Campeonato do Mundo, tendo terminado em 9º lugar, em 12 equipas envolvidas;
  • 1989 – Realiza-se o primeiro Campeonato Nacional;
  • 1990 – Portugal estreia-se no Campeonato da Europa sub-23, tendo terminado em 4º lugar, em 8 equipas;
  • 1991 – Criada a Federação Portuguesa de Corfebol;

Desde a criação da Federação Portuguesa de Corfebol, que o desporto veio a expandir-se um pouco por todo o país. Consequentemente, o aparecimento de  clubes oficiais foi uma realidade. Cascais Corfebol Clube, Clube Internacional Futebol, Korfbal Lisboa Project, Grupo Desportivo São João do Tojal, são alguns exemplos.

Esta modalidade que se diferencia das outras pelas suas características colectivas, tem vindo a ser disseminada e desenvolvida em Portugal.

Na Sports Partner, desenvolvemos equipamentos essenciais para o desporto, assim como para o Corfebol em si. Fabricamos Cestos Postes, Bolas, Infra-estruturas e oferecemos os melhores serviços para que esta prática desportiva seja realizada com sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Escreva aqui o seu comentário... *
Nome completo *
E-mail *
Website
Também pode pesquisar por:
Modalidade / Produto / Referência