Desporto nas Escolas: 4 Vantagens Essenciais
Desporto nas Escolas: 4 Vantagens Essenciais
11 - 07 - 2019  |   ActualidadesInstitucional   |  by Marco Teixeira

A relevância no desporto escolar, compreende mais do que simplesmente a prática desportiva em si. O fenómeno social, o aumento da auto-estima, o estado de alerta mental e o espírito de equipa. Estes são alguns dos benefícios que se podem retirar dos programas desportivos escolares.

Como desporto escolar, compreendemos tanto as aulas de Educação Física como Eventos Promovidos a nível Municipal ou até mesmo clubes inerentes às próprias escolas. Neste artigo evidenciamos as 4 vantagens que consideramos essenciais para a  rentabilidade das crianças:

Vantagem Física

Talvez a vantagem mais óbvia mas igualmente importante. A participação nos programas desportivos escolares permite o desenvolvimento das capacidades motoras e físicas dos jovens. Durante a sua fase de crescimento, estão a ajudar na construção do seu tecido múscular, estrutura óssea e  articulações.

A prática desportiva garante também um melhor controlo do peso relativo médio. Este é um controlo médio da relação entre a altura e o peso ideal para o jovem.

Uma hora de exercício físico por dia, no mínimo, é a recomendação dada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para as  crianças.

Vantagem Emocional

A integração dos jovens no desporto escolar, permite que se sintam pertencentes a um seio desportivo que facilmente se pode tornar num ponto importante para novos laços de amizade.

Este sentimento de integração irá permitir que se sintam valorizados – trará importantes vantagens emocionais.  Uma maior auto-estima, maior aceitação social assim como mais amigos, são os resultados claros de colocar os jovens no meio desportivo.

A questão do trabalho em equipa também é importante na relação emocional. O  contacto com um  elemento mais velho que conduza  o jovem (treinador ou jogadores mais velhos) no seu percurso desportivo, resulta numa experiência única no seu perfil. Aprendem a ser sensíveis às críticas, tornam-se mais conscientes do que fazem e seguem o exemplo dos seus tutores.

Vantagem Académica

Garantir um percurso regular na participação desportiva escolar aumenta a rentabilidade académica. Isto segundo vários estudos relatados nas últimas décadas ou, tendo como exemplo, o estudo do boletim NASSP  – Revista trimestral estaduniense que se dedica a estudos escolares.

Segundo o estudo do NASSP, os estudantes que participaram num ou mais desportos escolares ao longo do período de um ano, tiveram médias mais elevadas do que os estudantes não-atletas. O estudo foi aplicado a alunos independentemente do seu extracto social, económico, género, idade e estrutura familiar.

Estes resultados, devem-se acima de tudo ao facto da pratica desportiva desenvolver e manter activo o factor cognitivo do jovem. Este, é o factor psicológico responsável pela aquisição do conhecimento, atenção, memória e concentração.

Resultados a longo prazo

A longo prazo, podemos pensar que o jovem terá bons resultados e que irá garantir que os hábitos desportivos criados pelo percurso escolar irão beneficiar no resto da sua vida.

Relativamente a questões de saúde, o desporto motivado em idades mais jovens poderá resultar num melhor controlo do peso. Elimina riscos de diabetes , colesterol assim como de pressão arterial elevada.

Relativamente a questões académicas e segundo estudos realizados nesta matéria, a aplicação do desporto no dia a dia dos jovens reduz a possibilidade de desistirem da escola. Garante também que se apliquem mais, aumentando assim as probabilidades do seu sucesso.

 Conclusão

O desporto escolar tem um papel fundamental no desenvolvimento dos jovens e é essencial que esteja presente no seu dia-a-dia. As vantagens são claras – temos os factores físicos, emocionais e académicos que fomentam resultados positivos a longo prazo.

Na Sports Partner temos o prazer de ter como foco, o desenvolvimento do desporto nas camadas mais jovens. Por isso, apoiamos todas as entidades que queiram alavancar este tipo de iniciativas.

Temos o exemplo claro  a nossa parceria com os  Jogos Do Futuro. Esta é uma iniciativa desportiva bianual organizada pelas Autarquias da Região de Setúbal, Movimento Associativo Popular, Escolas e Associações Distritais de modalidades aderentes. Nela participam regularmente entre 3 a 4 mil participantes com idades  entre os 11 e os 16 anos.

Juntos motivamos os jovens a aderir ao desporto escolar!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Escreva aqui o seu comentário... *
Nome completo *
E-mail *
Website
Também pode pesquisar por:
Modalidade / Produto / Referência