Mulheres recebem autorização para assistir ao Jogo de Futebol no Irão!
Mulheres recebem autorização para assistir ao Jogo de Futebol no Irão!
17 - 12 - 2018  |   ActualidadesNovidades   |  by Sports Partner

A presença feminina nas bancadas é rara na República islâmica do Irão, onde as mulheres não tinham o direito de ir ao estádio para assistir a jogos de futebol de homens.

Cerca de uma centena de iranianas foram excecionalmente autorizadas a assistir a uma partida da seleção do seu país contra a Bolívia, esta terça-feira, em Teerão.

Elas puderam ver a seleção do Irão vencer por 2-1 a Bolívia num jogo amigável.

Antes, um site, especializado em informação de desporto, explicou que as autoridades locais autorizaram um número limitado de mulheres a assistir ao jogo: “membros da família da seleção de futebol,
membros das seleções femininas de futebol e futsal, funcionárias da federação de futebol e, claro, algumas adeptas de futebol” puderam ver o jogo ao vivo.

Desde a vitória da revolução islâmica em 1979, as mulheres estavam proibidas de comparecer a estádios para assistir a jogos de futebol masculinos, oficialmente para protegê-las das palavras obscenas dos homens.

Esta medida foi muito contestada no próprio meio do sistema político iraniano.

O presidente do Irão, Hassan Rohani, considerado moderado, já afirmou diversas vezes, publicamente, que quer ver mulheres nos estádios, mas essa mudança na lei esbarra na oposição ultraconservadora do governo.

A 26 de junho deste ano, milhares de mulheres, acompanhadas de familiares, foram autorizadas a entrar no estádio Azadi para assistir à transmissão em ecrã gigante da partida entre Irão e Portugal,
referente à terceira jornada do Mundial 2018, na Rússia.

Em setembro de 2017, um pequeno número de mulheres eleitas no Parlamento receberam a autorização para assistir ao jogo de qualificação para o mesmo Mundial, entre o Irão e a Síria.

Onde há Desporto, há Sports Partner!

Escreva aqui o seu comentário... *
Nome completo *
E-mail *
Website
Também pode pesquisar por:
Modalidade / Produto / Referência