Padbol: O Desporto que cruza o Futebol e o Padel
Padbol: O Desporto que cruza o Futebol e o Padel
27 - 06 - 2019  |   Actualidades   |  by Sports Partner

Padbol, um dos mais recentes desportos criados na última década, continua a crescer e a ganhar cada vez mais seguidores e praticantes. A palavra começa com referência ao Padel e termina com a  de futebol, pelo menos na sua estrutura. Porque será? Conhece aqui a história e torna-te num praticante desta divertia e desafiante modalidade!

História

Tudo começou em 2008 em La Plata, Argentina. Cidade provinciana de Buenos aires fundada em 1882 e com cerca de 1 milhão de pessoas. Foi graças a Gustavo Miguens, o criador,  que esta cidade viu nascer um desporto único fruto do cruzamento de futebol e padel.

Inicialmente, Gustavo jogava futebol-ténis e imaginou aperfeiçoar este desporto, tornando-o mais dinâmico e exigente. Foi através da adição de paredes e da redução das áreas originais do futebol-ténis, que Gustavo conseguiu estabelecer aquilo que haveria imaginado. Aplicou regras simples e facilitadoras para aquela que iria ser a estrutura para o desenvolvimento e evolução deste desporto emergente.

O campo de Padbol foi pensado de acordo com o estudo do movimento da bola, do seu peso e dos possíveis percursos dos jogadores. A bola , é especifica e única. É mais pequena e mais leve do que a de futebol, para que fosse possível jogar dentro das dimensões pré-definidas do campo.

Dentro do Padbol existem muitos movimentos possíveis, demorando mais o processo de marcar pontos e sendo necessária muita exigência e uma tomada de decisão imediata. Para se ser um bom jogador de padbol é necessário  ser rápido, ter bons reflexos, e uma boa flexibilidade.

Atualmente, o Padbol é praticado na Argentina, Uruguai, Mexico, Espanha, Itália, Portugal entre outros países. Já conta também com importantes competições Nacionais e Internacionais e 14 federações ativas em todo o mundo. É um desporto em forte expansão.

Campo

O campo carcateriza-se pela sua área de jogo com 10 metros de comprimento e 6 metros de largura.  Este rectângulo é dividido por uma rede que vai determinar as áreas de ambas as equipas. A altura da mesma é entre 90 a 100 centímetros. Todo o campo deverá estar rodeado por paredes de vidro uniformes com pelo menos 2,50 metros de altura.

    • Existem três áreas que definem todo o enredo e jogabilidade do Padbol:

      • Área de serviço;
      • Área de recepção;
      • Área vermelha;

Começando pela área de serviço, esta é a que vê o servidor a iniciar o jogo. É uma área delimitada pela linha de 3,25 metros na redes, nas paredes laterais e na parede inferior.

A área vermelha, por sua vez, estabelece a distância de um metro entre a rede e o seu limite em cada lado do campo. É somente nesta área que  se pode passar a bola para o lado adversário com apenas um toque, sem rebatimentos. Esta área tem um total de 6 metros quadrados.

Por último a área de receção, que se situa entre a rede, a linha de serviço central, a linha que vai de lado a lado do campo (largura) e o vidro lateral .

Jogadas

As jogadas iniciam-se no servidor, por um chuto na bola para a área adversária. O método de pontuar é idêntico ao do ténis sendo que os jogos resolvem no melhor de 3 sets. Somam-se sempre de 15 em 15 e ao chegar a quarto ponto, sendo o terceiro o 45. A primeira equipa a vencer 6 jogos por dois ganha o set, e a primeira a vencer 2 sets vence a jogo. Em caso de empate, por exemplo 6-6, joga-se o 7º ponto.

O Padbol joga-se normalmente com 4 jogadores em formato de pares podendo no mínimo serem dados dois a tres toques para se devolver a bola. Os campos, tanto podem ser Indoor ou Outdoor limitados por redes ou paredes de vidro.  É um desporto que exige muita técninca e disciplina e por isso, torna-o desafiante!

Abaixo, é possível compreender melhor sobre este desporto através do vídeo realizado pela  Padbol TV, que conta com o selo de qualidade do Campo de Padbol  Sports Partner:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Escreva aqui o seu comentário... *
Nome completo *
E-mail *
Website
Também pode pesquisar por:
Modalidade / Produto / Referência