fbpx
Principais modalidades do Atletismo: Quais são?
Principais modalidades do Atletismo: Quais são?
01 - 08 - 2019  |   Actualidades   |  by Marco Teixeira

O Atletismo é o conjunto de modalidades desportivas mais antigo que se conhece do mundo civilizacional.  Criado na Grécia antiga,  foi a base da criação dos jogos Olímpicos,  em 776 a.C. .

No entanto, o atletismo moderno foi revitalizado em 1860, em Inglaterra, para servir de competição entre as famosas universidades de Oxford e Cambridge.   A partir daí o Atletismo cresceu, tornando-se novamente num dos desportos  mais importantes da actualidade.

Actualmente, o desporto conta com mais de 25 modalidades e é uma parte integrante dos Jogos Olímpicos modernos. Mas destas modalidades, sabes quais são as principais?

Conhece-las aqui:

Corrida de Pista

A corrida de pista  divide-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido) e longa distância ou de fundo.

A corrida de curta  distância pode ter como medidas:

  • 100 metros
  • 200 metros
  • 400 metros

A de médio fundo:

  • 800 metros
  • 1500 metros

A corridas de longa distância:

  • 3000 metros ou mais

Todas as corridas iniciam-se com o tiro de partida, tendo os atletas que estar em posição de largada: com os pés apoiados sobre o bloco de partida, apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão.

Se algum atleta partir antes do tiro de partida, é considerada  falsa partida e poderá ser desclassificado. Porém, nas provas combinadas, os atletas têm a benevolência de uma falsa partida.

Corrida de Pista

Corrida de Obstáculos

As corridas de obstáculos são corridas individuais, com os adversários directos lado a lado e consistem numa corrida com barreiras  equidistantes. As distâncias variam entre 100 metros, 400 e 3000.

Porém, as provas padrão do programa Olímpico são de 2000 e 3000 metros. Nos 2000 metros, por exemplo, os atletas terão de saltar 18 vezes sobre obstáculos e 5 sobre o fosso.

Corrida de Obstáculos

Corrida de Estafetas

Este tipo de corrida é composto por equipas de quatro elementos. Ao longo da prova, cada elemento percorre uma determinada distância transportando um objecto em forma de tubo liso e oco para entregar ao colega de equipa que se encontra num ponto mais distante, à espera que seja feita a troca.

A passagem do objecto, acaba por ser a parte mais importante da corrida de estafetas. Esta é a base da continuidade  e do sucesso da corrida, por ser o aspecto mais técnico e exigente em termos de coordenação e de trabalho de equipa.

Corrida de Estafetas

Salto em Comprimento

Prova individual, o atleta tem de correr numa pista de no mínimo 40 metros e garantir que efectua o salto antes da tábua de sinalização com 20 cm de largura.

Ao aterrar na areia, e caso o salto seja válido (o atleta não tenha pisado a tábua) é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta com a maior distância da prova.

Salto em Comprimento

Salto em Altura

Prova individual, o atleta tem de percorrer em velocidade uma pista que tenha no mínimo 20 metros. Após a corrida terá de saltar, com o apoio de uma vara, por cima de uma barra horizontal que determina a altura da prova.

É permitido o toque na barra horizontal, mas não é permitido que esta seja derrubada. O atleta que elaborar o maior salto em altura, sem derrubar a barra horizontal, vence.

Salto em Altura

Lançamentos

Esta categoria tem 4 modalidades:

  •  Lançamento de peso;
  •  Lançamento de dardo;
  • Lançamento de disco;
  •  Lançamento de martelo;

Os lançamentos são feitos dentro de áreas limitadas – círculos demarcados no solo  e, no caso do lançamento do dardo, antes de uma linha demarcada igualmente no solo.

Lançamento de Dardo

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Um Comentário

Mostrar mais comentários
Escreva aqui o seu comentário... *
Nome completo *
E-mail *
Website
Também pode pesquisar por:
Modalidade / Produto / Referência