Qual é a diferença entre Polipropileno e PVC?
Qual é a diferença entre Polipropileno e PVC?
30 - 05 - 2019  |   ActualidadesProdutos   |  by Sports Partner

O PVC e Polipropileno são dois tipos de plásticos com diferentes características, propriedades químicas e, consequentemente, aplicações.   Neste artigo vai conseguir compreender melhor a constituição de cada material e quais as suas principais diferenças.

PVC

O PVC (da sigla  em  inglês  Poly vinyl  chloride) é uma das maiores produções de plástico do mundo. É composto por  resina de cloreto de acetato de polivinilo e amplamente utilizada. Tem a cor branca ou amarela clara.

Os plásticos de PVC podem obter diferentes propriedades físicas e mecânicas, através da introdução de diferentes aditivos, dependendo do seu propósito.  A variação de um PVC mais  duro, macio ou transparente vai sempre depender da quantidade de plastificante que se aplica  na resina de cloreto de polivinila durante o processo de produção do plástico.

Neste sentido, o PVC mais duro tem melhor resistência à tração, flexão, compressão e impacto e só pode ser usado como material estrutural. O mais macio, tem um maior alongamento na ruptura e  resistência ao frio, mas a fragilidade, a dureza e a resistência à tração diminuem.

Polipropileno

De seu nome químico plástico PP, o Polipropileno possuí características plásticas bastante vantajosas aquando da sua utilização.  Isto porque se trata de um plástico não tóxico, inodoro de baixa densidade, resistente e rijo.

É um plástico que pode ser utilizado sob temperaturas máximas de 100 graus. Contém boas propriedades elétricas, isolamento e a humidade não afecta a sua estrutura física.  No entanto, quando as temperaturas descem, já se torna um material mais débil, fácil de envelhecer.

Assim, o Polipropileno é um material adequado para a fabricação de peças mecânicas em geral, peças resistentes à corrosão e peças isolantes. Ácidos comuns e solventes orgânicos alcalinos têm pouco efeito sobre ele e podem ser usados ​​como utensílios de alimentos.

PVC vs Polipropileno

Dado que este são dois tipos de plásticos mais requesitados no mundo, em  praticamente todas as industrias, é importante compreende as suas diferenças.

Para começar temos o PP, ou Polipropileno,  que é um dos plásticos mais neutros. Ao queimar-se, gera simplesmente dióxido de carbono e água, trata-se do plástico mais ecológico!  Resultado da polimerização do propileno, o Polipropileno é um dos plásticos mais neutros, contendo Carbono e Hidrogénio. É um material resistente a intempéries e bastante flexível.

Por sua vez, o PVC é produzido a partir da polimerização do etileno. A sua composição química, além do hidrogénio e do carbono característico de qualquer hidrocarboneto, também inclui uma percentagem elevada de cloro. Isto faz com que o PVC seja um material flexível, de formato idóneo mas mais tóxico que o polipropileno.

Módulos em Polipropileno

Na Sports Partner recorremos ao Polipropileno para o fabrico de muitos dos nossos produtos. Este material, por ser altamente resistente à corrosão, flexível no que toca às  propriedades físicas e não tóxico, acaba por ser a melhor opção de fabrico.

Os pavimentos desportivos produzidos pela Sports Partner,  são todos diferentes mas com uma característica em comum – a solução própria em Poliproprileno. Consequentemente, acabam por ser resistentes, seguros e confortáveis. Uma solução que se adequa às necessidades de qualquer atleta e da durabilidade do material em si.

Graças à flexibilidade da solução, não só produzimos pavimentos desportivos modulares como também redes e   cortinas para os mais variados desportos, assim como cadeiras de bancada.

Conclusão

Agora  já sabemos as principais diferenças entres ambos materiais. É possível concluir que o Polipropileno  é uma alternativa mais segura e ecológica. Por ser um material 100% reciclável,  resistente, e flexível. O PVC contraria estas características, apesar de ter as suas próprias e específicas, a sua tecnologia torna-se desvantajosa face ao PP.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 Comentários

Mostrar mais comentários
Escreva aqui o seu comentário... *
Nome completo *
E-mail *
Website
Também pode pesquisar por:
Modalidade / Produto / Referência