Triatlo: O Desporto e as suas Modalidades
Triatlo: O Desporto e as suas Modalidades
06 - 06 - 2019  |   Actualidades   |  by Sports Partner

Sabia que Triatlo vem do grego Thriatlon, uma palavra que define um evento desportivo composto por três modalidades?

De facto, o Triatlo é um desporto combinado e de resistência, no qual o atleta efectua, individualmente, um segmento de Natação, de Ciclismo e de Corrida. Estas são as três grandes modalidades e realizam-se segundo esta mesma ordem e  de maneira linear, sem interrupções.

“O Triatlo leva os atletas aos seus limites em três diferentes modalidades: natação, ciclismo e corrida. Cada modalidade exige que o atleta esteja na sua melhor condição física.”  Comité Olímpico de Portugal

História do Triatlo

Desde 1920 que existem registos do surgimento do desporto mas  foi na década de 1970 que começou a ganhar relevância. Foi no San Diego Track Club na década de 1970 – um clube de corrida proveniente de San Diego, Estados Unidos da America, que  o Triatlo começou a ser praticado e desenvolvido como prática desportiva.

Em 1978, no Hawai,  foi organizada a primeira grande prova deste deporto. Intitulada por Ironman Triathlon (Triatlo do Homem Ferro), um nome dado à imagem deste que seria uma autêntica prova de resistência e de prova à condição física dos seus atletas.

Foi em 1988, em França, que foi fundada aUnião Internacional de Triatlo.   A entidade responsável pelas directrizes oficiais da competição assim como da implementação do desporto nos jogos Olímpicos.

Por isso, graças à UIT, o Triatlo estreou-se no programa nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. Visava tornar o desporto mais atrativo tanto para a comunidade desportiva, como para o público em geral.

Triatlo - Modalidades

Características do Triatlo

O triatlo combina três modalidades,   o atletismo, o ciclismo e a natação e é praticado de forma individual. As competições normalmente iniciam-se no mar, de seguida em bicicleta durante um determinado número de kilómetros, sendo a  útima parte da prova feita a correr.

Primeiro a Natação – Os atletas iniciam a prova ao mesmo tempo e têm de percorrer um percurso  delimitado por uma estrutura de bóias que estão no mar.   O atleta pode praticar qualquer estilo de natação desde que não obstrua os seu oponentes em todo o progresso da prova. Esta obstrução irá resultar numa punição. Cartão amarelo representa punição de 30 segundos antes de iniciar a segunda prova – o ciclismo – ou até mesmo cartão vermelho.

Depois o Cliclismo – Os atletas iniciam a prova de ciclismo de maneira continua à natação. Sendo que não podem em todo o percurso tocar com os pés no chão.

Por fim a Corrida – Assim que a prova do ciclismo termina, os atletas iniciam a corrida até  chegar à meta.

A União Internacional de Triathlon definiu que a competição oficial teria  1,5 kilómetros de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida. Embora estejam estabelecidos os kilómetros da competição oficial, o  desporto pode atingir diferentes dimensões, mediante a entidade organizadora da prova.

O Ironman, por sua vez, requer mais resistência dado que  é composto por 3,9 km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida.

Triatlo em Portugal

Nascida a 16 de Outubro de 1989, a Federação de Triatlo de Portugal, ou FTP, é membro da European Triathlon Union (ETU) – Federação Europeia de Triatlo assim como da International Triathlon Union (ITU) – Federação Mundial de Triatlo. A FTP, com sede em Caxias, já conta com mais de 3000 atletas filiados e 115 clubes associados!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Escreva aqui o seu comentário... *
Nome completo *
E-mail *
Website
Também pode pesquisar por:
Modalidade / Produto / Referência