fbpx
Voleibol: O desporto de 6 contra 6
Voleibol: O desporto de 6 contra 6
05 - 12 - 2019  |   ActualidadesProdutos   |  by Marco Teixeira

O Voleibol é um desporto bastante praticado em Portugal mas, sabe como apareceu no nosso país?

Voleibol em Portugal

O desporto apareceu  durante a primeira década do século passado trazido pelas tropas norte-americanas que estiveram alocadas nos Açores durante a 1ª Guerra Mundial.

A divulgação deste desporto deu-se graças a um curioso estudante natural da ilha de S.Miguel que, ao ter tido contacto com o Voleibol e ao vir para Lisboa cursar engenharia,  disseminou este desporto que, desde então, teve uma grande incidência na sociedade desportiva portuguesa.

Hoje em dia Portugal o voleibol já se encontra muito desenvolvido. Com uma federação, a Federação Portuguesa de Voleibol no activo desde 1947, responsável pela organização das selecções nacionais masculinas e femininas, em todas as divisões e categorias e das competições de voleibol de praia, voleibol sentado, entre outras.

Principais competições a nível nacional:

  • Campeonato Nacional (Masculino)
  • Campeonato Nacional (Feminino)
  • Taça de Portugal (Masculino)
  • Taça de Portugal (Feminino)
  • Supertaça de Portugal (Masculino)
  • Supertaça de Portugal (Femminino)

Mas, como se joga Voleibol?

O Necessário

  • Campo polidesportivo ou ginásio;
  • Redes e postes;
  • 12 jogadores de campo;
  • Bola de voleibol;
  • Camisola e calção desportivo;
  • Ténis desportivos;
  • Equipamentos de proteção;

A Equipa

O Voleibol é um desporto praticado por duas equipas, ambas de seis jogadores. Convoca-se por norma até 12 jogadores mas só 6 é que entram em campo  – seis efetivos, sendo um deles líbero (jogador específico para defesa e receção) e os outros seis suplentes.

Área de Jogo

A área rectangular mede 18 metros de comprimento e 9  de largura e é dividida por uma linha central que define as duas quadras onde cada equipa irá jogar.

Existe uma linha de 3 metros, para cada lado da rede, tendo uma distância de 6 metros até ao fim da quadra.

O que limita a área são as linhas que a demarcam e a rede que varia consoante os jogos femininos e masculinos. Para o voleibol masculino, a rede possui uma altura de 2,43 metros e para o voleibol feminino, 2,24 metros.

Sporting Benfica Postes Sport PartnerPostes Sports Partner no Jogo Sporting CP x Benfica

Pontos

O objetivo principal é marcar pontos. Para tal, é necessário fazer a bola passar sobre a rede e encostar na área da equipa adversária.

Outras ocasiões de ponto são a bola sair da área de jogo após ter tocado num adversário, o jogador encostar na rede e dar mais de dois toques seguidos na bola.

Caso a bola toque em uma das antenas ou nas estruturas físicas do ginásio, o ponto vai automaticamente para o oponente do último jogador que a tocou. Existem mais variedades de pontos, onde pode consultar aqui.

Ao contrário de vários desportos, o voleibol não é jogado por tempo mas sim por pontos, daí a importância dos mesmos.

Decorrer do jogo

O jogo inicia-se com o serviço cujo objectivo é servir a bola por cima da rede e tocar no campo oposto. Por sua vez, a equipa adversária terá de defender a primeira jogada, dando assim seguimento ao jogo. Três toques é o máximo permitido para uma jogada decorrer tendo os jogadores ter de alterar a jogada entre eles.

Os movimentos recorrentes de um jogo voleibol são:

Serviço: Um jogador posicionado atrás da linha de fundo,  lança a bola com o braço estendido de maneira a fazê-la ultrapassar a rede que limita a quadra da equipa que serve.

Passe ou recepção: Sendo recepção, é o primeiro contacto com a bola após o serviço da equipa adversária. Sendo passe, o jogador está em processo de jogada com o objetivo de atacar para o outro lado da rede.

Manchete: Este movimento faz-se  com os antebraços unidos e com os braços estendidos para que a bola não toque no chão. Tanto pode ser passe como recepção.

Ataque: O objetivo deste movimento é o de marcar ponto directamente na quadra adversária. O ataque é, em geral, o terceiro contato da bola durante uma jogada.

Bloqueio: O bloqueio é o movimento feito pelos jogadores que estão situados na parte frontal da quadra e o objetivo é dificultar ou bloquear o atque adversário.r

 Sports Partner no Voleibol

Sporting Benfica Postes Sport Partner

Postes de Voleibol “Competição” da Sports Partner

Tal como noutras modalidades, a Sports Partner está envolvida e muito no Voleibol Nacional e Internacional.

No exemplo da imagem temos os postes Sports Partner no “Campeonato Honda” o principal campeonato de Portugal! O par de postes escolhido pelo Sporting Clube de Portugal, foi o par “Competição” para inserção ao solo, em perfil redondo de alumínio lacado de 120 mm. Este produto inclui sistema de tensão de rede e permite regular todas as alturas regulamentares, de acordo com a norma EN1271.

Produtos para o Voleibol

Na Sports Partner pode encontrar os seguintes produtos de voleibol:

E oferecemos os seguintes serviços:

  • Consultoria
  • Projecto
  • Manutenção
  • Pinturas Desportivas
  • Afagamentos em Pavimentos de Madeira

Para saber mais sobre o que temos para oferecer nesta e noutras modalidades, é só entrar em contacto connosco. Teremos todo o gosto em falar consigo!

 

Deixe uma resposta

Escreva aqui o seu comentário... *
Nome completo *
E-mail *
Website
Também pode pesquisar por:
Modalidade / Produto / Referência